domingo, 31 de maio de 2009

Desabafo

Bem, o pólo pernambucano passa por momentos muito difíceis. Os treinos cada vez mais vazios e as equipes desmanchadas. Não reclamo dos adultos, que acabaram de voltar do Ceará e trabalham, tem suas vidas pessoais, obrigações e treinam quando estiver perto do próximo de novo, mas nós? No ano passado, jogamos um 88, o qual NÃO tinhamos time para participar e convidamos as pressas os alguns dos que viajaram conosco 4 anos antes para brasília. Digo, tinhamos jogadores que não se viam a 4 anos, e se viram no primeiro jogo do campeonato. E digo mais, só conseguimos que esses atletas jogassem, por que o campeonato era em recife, não iriam pagar hospedagem, alimentação, ou qualquer coisa do tipo. Mas há quem diga que no Nordeste dá pra viajar, é pertinho, é do lado. E dá! Entretanto, pense como esses 'atletas', não treino pólo aquatico frequentemente a 4 anos, e vou desenbolsar R$300 sei lá, do meu bolso, pra jogar um campeonato que eu tenho CERTEZA, que pra mim não vai ter retorno? Iremos voltar pra recife, e voltar a parar de treinar.
    • Ficamos em 2º lugar último 88 aqui em Recife, e daí? Ó, eu sou um jogador de pólo aquático daqui, alguns até já me conhecem. Estou em quase todos os treinos, nos que não estou, fico sabendo do que rolou, e sabe quantos daqueles que jogaram o 88 em Recife comigo, treinaram pelo menos uma vez depois do campeonato? 2. Treinaram 3 vezes, neste espaço de um ano. Todos os outros, trabalham, ou estudam, ou não tem apoio NENHUM aqui no estado, pra treinar. E eu não falo de apoio financeiro não, que disso a gente AINDA não precisa pra treinar por aqui, falo de apoio MORAL, do teu técnico te chamar pra treinar, de ter pelo menos UM campenato que seja no estado, se passaram seis meses e não tivemos nenhum. Falta teus treinadores terem 'vontade' de ver algo mais á frente. Todos, sem exceção, sabiam que esse campeonato iria ser realizado nesta data. Por que não se organizaram? Por que, mesmo sem atletas treinados, não recrutaram os que jogaram ano passado conosco? Por que não foram atras? Aposto que nenhum desses atletas que não treinaram nada nesse espaço de tempo, iriam querer viajar pra fazer graça em outro estado sem ter pelo menos treinado 1 mês. Sou um humilde atleta que pegou esse blog aqui para tentar levantar mais ainda o estado, para que os 'jogadores' do meu estado pelo menos, viessem aqui e ficassem por dentro do esporte, e desse VONTADE de jogar, mas quantos vêm? Eu escrevo pra eles também?

      Tenho falado com companheiros de outros estados e tentado expressar a minha tristeza por não estar participando de tal campeonato. Alguns do Ceará, mas principalmente a turma do Amazonas, que queria reencontrar. Faz dois meses que eu, em todos os treinos, mando mensagens para os meninos, incentivando-os a treinar para este campeonato. Os que foram para o 90 e para o 92 estão em ano de vestibular, e agora com essa doideira de ENEM é que não aparecem mesmo. E aqueeeles outros que jogaram no 88, ameaçavam vir, mas não vinham. Sinceramente, tinhamos, sem certeza, 4 atletas pra ir pro Ceará agora. Repito que estou bastante triste de não poder 'dar um drible no daniel do amazonas', 'fazer um gol no Ronald do Ceará', ou 'uma virada no Igor do Amazonas', parceiros aí, que eu não vou poder 'brigar' contra por que ainda dependo dos meus amigos e técnicos, estou num esporte coletivo.

      2 comentários:

      Jefferson Lima disse...

      pois é cainã, minha postagem foi meio que um desabafo tbm, pois tudo foi antecipadamente divulgado pela CBDA, o calendário foi divulgado a muito tempo, vc mesmo deve ter postado neste blog! só achei muito estranho um evento com os mesmos atletas de 8 passar a ter só 3 times!

      a luta é difícil! pólo aquático é pra quem ama muito!

      abs.

      DaNIeL disse...

      CAINÃ, parabéns por seu trabalho cara, saiba que nada está sendo em vão, eu sou um desses ai que mal apareço nos treinos, que não vou poder ir a campeonatos esse ano, e sou um dos que voçê depende pra jogar. Mas infelizmente ta difícil, e voçê já passou pelo que passei e me lembre que na sua vez eu também não fui pra campeonato algum, e lembro-me bem dos treinos vazios que só iam eu e gelo, e me perguntava, onde está a galera do pólo tão famosa? Enio, Cainã, Kátia....Infelizmente não é fácil não e voçê sabe disso cara, mas teu trabalho é muito bonito cara, vc sempre me liga pra me chamar pros treinos, sempre incentiva, quando bole não vai, vc ta la dando treino e tal. Acredito que a maior dificuldade do polo não está nessas pessoas que se foram e sim nas que deixam de chegar. A cada ano menos pessoas se interessam pelo esporte, e o esporte vai se apagando em nosso estado. Me lembro, logo quando começei do salesiano, um time muito bom, com uma boa estrutura e que acabou. Foi cogitado um time para o EUMASTER SWIN, incluse eu participei de um treino. E cada ano, mais times vem desaparecendo. No Santa Emília temos muitas dificuldades com falta de apoio da instituição, embora algumas pessoas ainda matenham o esporte e novos equipamentos estão chegando. As altoridades como a federãção e outros responsáveis pelo esporte vêem a situação e cruzam os braços. A responsabilidade não é de um atleta, e sim das altoridades. Mas, como a situação está acontecendo, Cainã está trabalhando, e siga assim cara. Esse ano to muito limitado, mas sempre que eu puder tentarei estar contigo nessa luta cara, e NAO DESISTA. te admiro mto, abçs DANIEl!