domingo, 3 de abril de 2011

E AGORA?


APBA x CBDA

E agora? O que fazem os clubes que não tem poder nem pra dar a cara a tapa nesse momento? Sendo mais específico, o que fazem os que são do NNE/SULCOE? Já não temos muito, mas não podemos reclamar do que temos. Não temos apoio de credibilidade (mídia e patrocinadores), de estrutura, de campeonatos, de treinamentos, de clínicas (que há dois anos não acontecem), mas ainda tivemos 1 NNE em cada categoria de base e 1 oportunidade de, ganhando o NNE, jogar 2 jogos com times de Rio/SP. Acho que os clubes do eixo não acreditam na nossa situação. Ou melhor, devem ignorá-la. Hoje, não temos nem 4 bolas boas no estado. Até se quisermos fazer um campeonato interno, teremos custos altos em tudo, começando por esse item BÁSICO e passando por outros não menos importantes como marcação, gorros, traves, etc.

A proposta que a ABPA faz aos clubes do Nordeste é mais que tentadora, é irrecusável. Mas e se não der certo? Como ficaríamos frente a CBDA? Será que mesmo assim a ABPA nos garante o 'prometido'? Sei que em relação aos clubes de maior porte, tudo aconteceria nas mais perfeitas condições, mas e conosco? Será que eles passariam por todo aquele dito 'preconceito' contra os clubes do Nordeste e dividiriam igualitariamente ou pelo menos de modo a nos confortar em relação ao que falta no momento? Talvez não.
Ficamos animados com a idéia de fusão! Mas o Presidente Coaracy ainda não recebe a notícia com bons olhos. E como é ele que manda em tudo há 23 anos, vai ser difícil os Presidentes das federações apoiarem algo diferente da CBDA.
{A não ser que ele 'caia', não é Natação e Presidentes?}

E aí, Pernambuco ficaria cada vez mais distante de Rio e SP. O Ceará conseguiu mandar alguns de seus atletas para Sampa, jogar no melhor pólo do país. Será que Pernambuco não teria atletas tão competentes quanto eles? E se Pernambuco tivesse jogado 2 ou 3 competições lá, como eles fizeram, não teríamos realizado o sonho de alguns de nossos atletas que não tiveram a mesma oportunidade? Garanto que eles não tem mais verba que nós, pernambucanos. O que eles tem é vontade, vontade, vontade, amor ao esporte e claro, muita loucura na cabeça. O Neto de Manaus também recebeu propostas em 2004, nos jogos da juventude (pelo menos recebeu grande destaque como visto AQUI) e por que não foi? Por que não aproveitou? Por que cada um escolhe o próprio caminho, escolhe se o que faz é sério ou por lazer, escolhe qual a prioridade.

A questão é que não podemos entrar de vez em nada ainda. Temos que esperar o que vai sobrar pra nós. Afinal, somos de uma federação e esta é filiada a CBDA, confere? Portanto, é como meu amigo dirigente já falava, 'manda quem pode, obedece quem tem juízo.'.

--

Estamos viabilizando Torneios internos como forma de movimentar o pólo no estado. Mas vamos perdendo os praticantes devido a falta de divulgação, interesse, mídia, credibilidade e campeonatos. Tentaremos reunir todos eles no Sábado - 9 de Abril a partir das 9h no Colégio Santa Maria, pra tentar jogar um torneiozinho, algo pra animar o Pólo Pernambucano. Ainda estamos esbarrando nas divergências de idéia, mas tudo é com o  intuito de acertar ou pelo menos não se precipitar tentando fazer várias coisas ao mesmo tempo. Se tiver que melhorar, vai acontecer da melhor forma, com toda a cautela pra não cairmos daquele penhasco que caímos da outra vez e quase ficamos sem nada.

Obrigado, comentem e agora CURTAM em suas redes sociais logo abaixo.

Abraço, Cainã Ramos.
caina90wp@gmail.com

2 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pelas reflexões Cainã !! Demonstra amadurecimento e questionamentos super interessantes para o Pólo Aquático , fora do eixo RI-SÃO PAULO !!

jefferson lima disse...

vlw cainã, confesso que nem estou me interando muito dessa situação, não opiniei nada sobre o assunto, pq vc tá coberto de razão, a gente tem muito a perder e nossas costas não são largas como as dos clubes do eixo RJ/SP. eu, particularmente, estou esperando a poeira baixar e ver no que vai dar! Mas uma coisa eu já vi, vi muita baixaria! Independente do que vai rolar, a nossa luta vai ser sempre a mesma. Se conseguimos uma vez, vamos conseguir mais vezes, só não sei até quando vamos aguentar, pois se existem 5 campeonatos no calendário, serão 5 guerras pra participar!

abs.

Jefferson Lima